Territórios - Solos Cênicos

Este projeto nasceu das observações que nós, artistas, fazemos de nosso próprio trabalho em cena e também dos nossos pares. Artistas do Espírito Santo, estado rico em várias frentes de criação e produção cultural, revelador de diversos espaços para o feito artístico. É num processo de construção da identidade cultural capixaba que encontramos uma busca constante de espaços para formação, encontro, construção de ideias e elaboração da crítica cênica. Há, ainda, um exercício de busca do território do teatro capixaba. São companhias, grupos, coletivos, artistas solos, pessoas que não deixam de fazer independente dos incentivos públicos e privados. É uma questão histórica: ser artista no Espírito Santo é se vir perto e distante de uma realidade brasileira. Resta a fala. A necessidade de falar, de se fazer ouvir e, sobretudo, de fazer.

Nasce aí a questão dos solos. Dos monólogos. O logos, a fala, o discurso, é fator preponderante na criação de artistas que vem desenvolvendo produções cada vez mais sozinhos em cena. Não porque não há parceiros ou artistas, mas pela falta de verba, pela via de construção menos comercial e mais efetiva no lugar de fala, por uma produção de um encontro mais íntimo e objetivo na relação artista – espectador. O que se está dizendo hoje? Qual o lugar do encontro, da ocupação de espaços através do teatro e da dança? Observam-se cada vez mais os interpretes indo sozinhos para a cena, atuando, dançando, dirigindo-se, produzindo-se, para poder encontrar seus caminhos, os caminhos de uma arte feita por capixabas. Arte para resistir, existir. Para poder compartilhar os saberes, para poder, nesta produção, encontrar novos parceiros, pessoas em quem confiar.

Este não é só um projeto que reúne solos capixabas. É um projeto de vida. Também é sobre como existir. Ou melhor, continuar existindo quando se tem uma política que nos cerca, uma cidade que nos amedronta, um futuro cujas perspectivas se veem ameaçadas. Este é um projeto de pessoas que se deram as mãos.

A mostra é organizada pelo Grupo Anônimos de Teatro em parceria com a Companhia do Outro, apoio dos restaurantes Bom Apetite, Rivers Grill, da Academia Corpo e Mente, do Núcleo Cachoeirense de Dança e patrocínio da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura.

TERRITÓRIOS aconteceu de 26 de novembro a 01 de dezembro em Cachoeiro. A programação completa pode ser acessada no site www.projetoterritorios.com. Confira as fotos das ações:

















































Comentários

Postagens mais visitadas