INSCRIÇÕES ABERTAS DE 16 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO DE 2010.





REGULAMENTO

Proposta:
Seguindo a linha de constante evolução do teatro e da literatura do Estado do Espírito Santo, faz-se necessário o desenvolvimento do II Festival de Leituras Dramáticas Capixabas, aliando essas duas matrizes artísticas com o fundamental intuito de divulgar o teatro e as letras capixabas. O Festival, premiado pelo edital 012/2010 da SECULT, tem como objetivo popularizar as artes cênicas, mobilizar artisticamente a sociedade local, promover o teatro e a literatura, incentivar o surgimento de novos atores/leitores, formar platéia e sensibilizar os empreendedores locais para o investimento na cultura.

Em uma sociedade carente em cultura, importante são as artes produzidas por uma minoria que devem ser divulgadas e incentivadas, de forma a promover um interesse artístico na população, como o hábito de ir ao teatro e de apreciar obras literárias, sobretudo as obras locais. Nesse evento, em particular, a união do teatro com a literatura se dá em leituras dramáticas, feitas com textos exclusivamente capixabas.

Desta maneira, estão valorizados não apenas os autores do Estado, como também aqueles que, no cotidiano da dramaturgia, oferecem ao público a magia e o universo do imaginário. O teatro deve sempre ser um meio para a troca de experiências e reflexões culturais, políticas e sociais entre o ator e o público. Assim como a literatura, é uma arte que toca o indivíduo lhe ofertando o que tem de belo e envolvente. Por isso, deve ser recebida como uma necessidade básica para se viver em sociedade, pois teatro e literatura tratam essencialmente do ser humano e suas variáveis.

Proposta:
Leitura dramática de peças teatrais produzidas por autores capixabas.

1. Das inscrições:
1.1. As inscrições estarão abertas de 16 de agosto de 2010 a 10 de setembro de 2010.

1.2. Os grupos ou artistas independentes interessados deverão enviar inscrição via SEDEX, sendo válida a data de postagem, ao endereço:






II Festival de Leituras Dramáticas Capixabas
A/C Luiz Carlos Cardoso
Rua Maracajá, 19. Bairro Independência.
Cachoeiro de Itapemirim/ES - CEP: 29.306-570.






1.3. A fase de classificação cumprirá as seguintes exigências:
- Ficha de inscrição devidamente preenchida (ver anexo I);
- 03 cópias da peça;
- 03 cópias da sinopse da peça;
- Currículo do grupo;
- 03 fotos (mínimo: 300 dpi) do grupo digitalizadas em CD (para divulgação);
- OBS: A comissão organização do LDC não se responsabilizará por eventuais taxas junto a SBAT e/ou ECAD, ficando estas sob exclusiva responsabilidade dos grupos ou artistas participantes;

1.4. O material enviado não será devolvido, o mesmo servirá para acervo do projeto;

1.5. Todo material que não cumprir com as exigências não será aceito como inscrição;

1.6. A comissão não se responsabilizará por inscrições extraviadas ou enviadas após o prazo estabelecido, sendo considerada a data de postagem do envelope nos Correios;

1.7. Cada grupo ou artista poderá se inscrever com quantos textos quiser, sendo apenas 01 selecionado. Apenas a inscrição não significa que o grupo já está classificado;

1.8. Os 03 (três) grupos selecionados serão comunicados por telefone e/ou e-mail, até o dia 14 de setembro de 2010;

1.9. Os grupos selecionados deverão confirmar sua participação até o dia 16 de setembro de 2010, através de telefone e/ou e-mail;

1.10. Os grupos serão selecionados por uma comissão especifica, formada pela equipe organizadora do evento, profissionais com experiência comprovada na literatura e nas Artes Cênicas, que divulgará a relação dos classificados;

1.11. Cada grupo ou artista classificado receberá uma ajuda de custo no valor líquido de R$ 500,00 (quinhentos reais);

2. Das responsabilidades do Festival:
2.1. Oferecer, sem ônus para os participantes, o local de apresentação, que se dará no Teatro Municipal Rubem Braga (Av. Beira Rio, s/nº. Bairro Guandu. Cachoeiro de Itapemirim/ES) nos dias 03 de setembro de 2010, 07 e 14 de outubro de 2010, sempre às 16 horas;

2.1.1. O Teatro Municipal Rubem Braga conta com:
- Palco: 81m² e 5,5 m de altura e com ótima acústica. Além disso, possui dois camarins confortáveis.
- A iluminação cênica conta com: mesas de controle, uma de 12 e outra de 36 canais/4Kw; 70 refletores (plano convexo, fresnéis, elipsoidais e ciclorama) e um canhão seguidor.
- Sonorização: mesa Mixer Profissional 24x4, Amplificadores de potência, Equalizador, Caixas Acústicas de alta potência, CD Player, Compressor, Equalizador, Caixas Monitores, 04 microfones com fio e fone de ouvido.
- Mecânica cênica: varas de luz, varas para cenário, cortina de boca de cena, tapadeiras laterais, 01 ciclorama, rotunda e bambolinas.
- Platéia: 292 poltronas.

2.2. Oferecer alimentação ao grupo selecionado no dia da apresentação no total de R$ 100,00 (cem reais) por grupo.

2.3. Escolher os dias em que os grupos ou artistas irão se apresentar, sendo os mesmos comunicados na data delimitada no item 1.8 (ver cronograma em anexo II);

2.4. A organização do evento se responsabiliza pela divulgação do evento através dos meios de comunicação (TV, rádio, jornais, revistas, panfletos e banner).

3. Das responsabilidades do grupo:
3.1. Despesas decorrentes da montagem da apresentação, transporte e hospedagem.

3.2. Trazer, para o dia da apresentação, responsáveis pela iluminação e pela sonoplastia do grupo.

3.3. Realizar a leitura dramática utilizando, dentro das possibilidades, os símbolos teatrais tais como: figurino, cenário, sonoplastia e iluminação. Atende-se, assim, a estética proposta por este festival.

4. Da seleção:
4.1. A comissão que irá selecionar os textos participantes será formada por integrantes da equipe organizadora desse evento. São eles:
- Luiz Carlos Cardoso: ator, publicitário e produtor cultural
- Milena Paixão: professora de línguas e poetisa
- Isabel Bremide: publicitária e atriz

5. Das disposições gerais:
5.1. Podem participar quaisquer grupos de teatro fixados no Estado do Espírito Santo, desde que atenda os critérios solicitados nesse regulamento e trabalhem textos imprescindivelmente escritos por autores capixabas.

5.2. Os casos omissos ao regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do evento.



Cachoeiro de Itapemirim – ES. 14 de agosto de 2010.


Luiz Carlos Cardoso
Organizador


www.grupoanonimosdeteatro.blogspot.com
anonimosdeteatro@gmail.com
28 3518-2015
28 9946-6350




SOLICITE FICHA DE INSCRIÇÃO NO E-MAIL anonimosdeteatro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas