A CULPA: ESPETÁCULO TEATRAL COMPLETA 10 ANOS EM CARTAZ COM APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA EM CACHOEIRO

Monólogo de Luiz Carlos Cardoso já se apresentou em diversos países da América do Sul e da Europa.



O Grupo Anônimos de Teatro apresenta o espetáculo A CULPA em única apresentação nesta sexta, dia 21, às 19 horas, na Casa da Memória, no Centro de Cachoeiro. O dia celebra os 10 anos de estreia da peça. A apresentação é gratuita.

O espetáculo volta a ser apresentado em Cachoeiro após o hiato da pandemia. Sua estreia aconteceu em 2012 no Teatro Municipal Rubem Braga. Nessa década, A CULPA já participou de diversos festivais de teatro do nordeste, sudeste e sul do país, além de premiadas apresentações no Chile, Colômbia, Uruguai, Portugal e Itália. Já circulou por diversas cidades capixabas, além de inúmeras apresentações em Cachoeiro.

O texto é uma adaptação do texto “Carta ao Pai” do escritor Franz Kafka (1883-1924). A direção é de Carlos Ola. A ficha técnica também conta com a direção de movimento de Jeremias Schaydegger, a orientação de Jorge Bweres e a trilha sonora executada ao vivo pelo violinista João de Paula Junior.

O ator Luiz Carlos Cardoso conta que “é raríssimo ver uma obra de teatro celebrar 10 anos em cartaz, sendo representada pelo mesmo ator e pela mesma equipe. Essa apresentação celebra esse encontro de gente que faz teatro, faz cultura em nosso estado, faz a arte acontecer e resistir.”

“Carta ao Pai” é uma obra especial. Primeiro, por não ser ficcional. É o próprio Kafka quem expõe suas relações com o pai em páginas e mais páginas, deixando para a eternidade a verdade de seus sentimentos. Segundo que, por não serem ficcionais, os fatos verídicos vão se formatando na cabeça do leitor que dá às palavras e histórias seus sentidos próprios, de acordo com seu repertório emotivo. Ou seja, cada leitor tem a sua perspectiva ao ter ideia das confissões kafkianas. E, finalmente, porque Kafka é mestre em expressar o verdadeiro significado da literatura: suas palavras evocam os sentidos. Em “Carta ao Pai”, não há ficção, não há ideias mirabolantes nem mentira. É a verdade posta à prova.


Sinopse

A Culpa é um mergulho na alma do homem moderno. Um mergulho sem volta. No texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), não há personagens ficcionais. O autor expõe suas intempéries, gostos e desgostos, admoestações, sentimentos e emoções para com seu pai, um homem de postura rígida e marcante. O que poderia ser um grande desabafo se torna uma das grandes reflexões do século XX. Capitaneado pelo indivíduo criado a partir de uma criação coletiva do ator Luiz Carlos Cardoso e do diretor Carlos Ola e inspirado nas obras de Kafka, pode-se ver um ator no palco, buscando transbordar sentimentos ainda em construção, indo ao encontro de dúvidas que vão desde a não aceitação do pai pelo amor, pelo zelo e pelo crescimento do filho até o modo como ele se sentava a mesa. Quem manda e quem obedece? Até onde vão as relações de hierarquia e subordinação que enfrentamos todos os dias, inclusive dentro de casa? Pede-se licença a Kafka para dar um novo significado ao seu discurso, flertando com a dança experimental de Jeremias Schaydegger para (tentar) responder essas perguntas. A Culpa é de todos.


SERVIÇO

Espetáculo teatral A CULPA

21 de outubro - sexta-feira

19 horas

Casa da Memória - Biblioteca Pública Municipal Major Walter Santos Paiva

Ao lado da Escola Guimarães Rosa, no Centro de Cachoeiro.

Entrada gratuita



FICHA TÉCNICA

Texto: Franz Kafka

Adaptação: Luiz Carlos Cardoso

Direção: Carlos Ola

Elenco: Luiz Carlos Cardoso

Direção de Movimento: Jeremias Schaydegger

Orientação: Jorge Bweres

Cenário e Figurino: Luiz Carlos Cardoso e Carlos Ola

Iluminação: Carlos Ola e Jorge Bweres

Operador de Luz: Carlos Ola

Violino: João de Paula Junior

Realização: Grupo Anônimos de Teatro

Produção: Companhia Do Outro


Gênero: drama, monólogo

Duração: 40 minutos

Classificação: 12 anos











Comentários

Postagens mais visitadas