VERMELHO NO MÉXICO

Peça bilingue apresentada pelo Grupo Anônimos de Teatro, é apresentada com ator mexicano.


O ator Luiz Carlos Cardoso fala sobre a turnê do espetáculo VERMELHO no México em novembro e dezembro de 2022. Entrevista ao vivo para a TVE Revista, programa da TV Educativa ES, em 13 de dezembro de 2022 no MAES - Museu de Arte do Espírito Santo, em Vitória/ES.


Um homem vermelho. Um homem latino. Um homem em muitos. Um homem só. Suas histórias, seus caminhos, seus encontros. Falar de si é falar da história de seus antepassados, é falar das histórias de sua mãe, de seus amores, na cozinha, na rua, na infância, no futuro. É viver essas histórias. É nessa toada que o ator do ‘Anônimos’ Luiz Carlos Cardoso viajou ao México para realizar uma série de apresentações do espetáculo teatral VERMELHO, montado em parceria com o ator mexicano Leo Bautista. 

“Essa história começou em 2012, quando Leo e eu nos conhecemos. Desde então, conversamos e desenvolvemos um trabalho que falasse de uma América Latina que temos nas memórias afetivas, nas memórias corporais, no nosso olhar sobre essa terra onde vivemos e tanto nos inspira”, celebra o ator. A trilha sonora foi composta pela nossa musicista Alessandra Biato.







Há 14 anos em atividade, o Grupo Anônimos de Teatro caminha sempre pela via da coletividade. Desde 2008 trabalhando em Cachoeiro, segue três eixos de criação: o da montagem de obras teatrais, o da arte-educação - com oficinas de interpretação -, e o das ações socioculturais, realizando eventos que englobem teatro, dança, música, literatura e outras diversas linguagens artísticas. Sempre que possível, gratuitamente para a população. Com esse pensamento, suas obras já participaram de diversos festivais brasileiros como o Festival de Curitiba por cinco edições e apresentações no Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, México, Portugal e Itália.

VERMELHO fez pré-estreia no Centro Cultural Brasil-México, na Embaixada do Brasil na capital mexicana em 2017. Logo depois, estreou no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro, e fez temporada no Centro Cultural Sesc Glória, no ano seguinte. Após um hiato de quatro anos, a turnê pelo México marca a retomada de apresentações do espetáculo bilingue.

As apresentações foram gratuitas em bairros periféricos da capital mexicana e em Cuernavaca, mais ao sul. A turnê teve o apoio da Secretaria de Cultura da Cidade do México. A viagem tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo através do edital 001/2022.







AGENDA:
25 de novembro – Pilares Agrícola Oriental
Iztacalco – Cidade do México

29 de novembro – La Bigotona
Cuernavaca

01 de dezembro - Faro Tecomitl
Milpa Alta – Cidade do México

02 de dezembro – Unidad Academica Justo Sierra Rosário Castellanos
Cuauhtémoc – Cidade do México

05 de dezembro – Centro Cultural Xavier Villarrutia
Cuauhtémoc – Cidade do México

06 de dezembro – Pilares Gran Canal
Gustavo A. Madero – Cidade do México

07 de dezembro – Faro Azapotzalco
Azcapotzalco – Cidade do México





Cartazes utilizados na divulgação da turnê de VERMELHO no México.



264 KM PERCORRIDOS

Confira essa turnê no mapa https://goo.gl/maps/RfMD84jaPfxrUHjH8


SINOPSE

Um homem vermelho. Um homem latino. Um homem em muitos. Um homem só. Suas histórias, seus caminhos, seus encontros. Falar de si é falar da história de seus antepassados, é falar das histórias de sua mãe, de seus amores, na cozinha, na rua, na infância, no futuro. É viver essas histórias, é ser mulher. Uma mulher vermelha. Uma mulher latina. Uma mulher em muitas. É dar voz a ela e ouvir suas revelações. Essa voz ecoa por entre as fronteiras, pelos países que falam espanhol, pelo país que fala português. A essa altura, as línguas se misturam. O que era vermelho se torna rojo. Ahora son dos. Dos rojos. Dos latinos. Dos y un abrazo. Lo que quieren? O que querem? Talvez, uma América vermelha, um sentimento vermelho, uma língua vermelha, sem territórios, sem demarcações, sem um muro que nos separe. Dois. Vermelhos.


 


Comentários

Postagens mais visitadas