Viajante e A Culpa: monólogos promovem encontro entre ator, personagens e público

Espetáculos serão apresentados em cinco cidades capixabas entre abril e maio com entrada franca

Os espetáculos Viajante, da Companhia Do Outro, de Vitória, e A Culpa, do Grupo Anônimos de Teatro, de Cachoeiro, integram o projeto 2 por 1, aprovado no edital de Circulação de Espetáculos Teatrais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Juntos, os monólogos irão se apresentar gratuitamente em cinco cidades capixabas entre abril e maio. A turnê começa nos dias 13 e 14 de abril, às 19 horas, quando os espetáculos se apresentam no Teatro Geraldo Cestári, em Itaguaçu. Em comum, a atuação nos dois solos de Luiz Carlos Cardoso.

Registro de Ignez Capovilla

Viajante tem direção e dramaturgia de Fernando Marques (Grupo Z de Teatro) e narra histórias de personagens que um dia cruzaram o caminho de um andarilho, nos diferentes lugares por onde passou. Ao longo de sua trama, resgata memórias, afetos, perdas, e fala sobre descobrir-se e perder-se a si mesmo, construir e ser construído por histórias, como a de uma mulher que vai, todos os dias, à praça de sua cidade esperar por alguém; um pai que se despede do filho na porta da sala de embarque; um homem que volta à cidade natal e se dá conta de que não sabe muito de si; um malabarista de semáforo pego pela polícia. Um viajante que viu essa gente e um ator que dá corpo ao viajante.

A peça foi apresentada na Mostra SESC Cariri no Ceará e representou o Espírito Santo em uma das mais concorridas vitrines culturais brasileiras. Viajante estreou no final de 2014 com apresentações ao longo de 2015 em projetos do SESC Glória, em Vitória – Palco Giratório, Aldeia SESC e Cena Local. Foi selecionado no Festival Nacional de Teatro de Vitória. No Festival Nacional de Teatro de Guaçuí recebeu o prêmio de Melhor Texto e Melhor Cenografia e indicações a Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Iluminação. Em 2016, participou do V Festival de Leituras Dramáticas Capixabas em Cachoeiro/ES.

Registro de Luara Monteiro

A Culpa é baseada no texto Carta ao Pai do escritor Franz Kafka (1883-1924). “Carta ao Pai” é uma obra especial. Primeiro, por não ser ficcional. É o próprio Kafka quem expõe suas relações com o pai em páginas e mais páginas, deixando para a eternidade a verdade de seus sentimentos. Segundo que, por não serem ficcionais, os fatos verídicos vão se formatando na cabeça do leitor que dá às palavras e histórias seus sentidos próprios, de acordo com seu repertório emotivo. Ou seja, cada leitor tem a sua perspectiva ao ter ideia das confissões kafkianas. E, finalmente, porque Kafka é mestre em expressar o verdadeiro significado da literatura: suas palavras evocam os sentidos. “No mundo de Kafka, a história é o que é: a realidade como é retratada”. (BEGLEY, 2010:178). Em “Carta ao Pai”, sem personagens ficcionais, sem ideias mirabolantes, sem mentira, a citação é mais que verdadeira.

Sua estreia aconteceu no final de 2012 e já participou de diversos festivais do nordeste, sudeste e sul do país além de premiadas apresentações ao longo de 2013, 2014 e 2015 no Chile, Colômbia, Uruguai, Portugal e Itália.



Serviço:

Agenda – 2 por 1

Itaguaçu

Teatro Geraldo Cestári

A Culpa: 13 de abril, 19h

Viajante: 14 de abril, 19h



Muqui

Teatro Neném Paiva

A Culpa: 20 de abril, 19h

Viajante: 21 de abril, 19h



Guaçuí

Teatro Fernando Torres

A Culpa: 27 de abril, 19h

Viajante: 28 de abril, 19h



Cachoeiro

Teatro Rubem Braga

A Culpa: 04 de maio, 19h

Viajante: 05 de maio, 19h



Vitória

Má Companhia

A Culpa: 11 de maio, 19h

Viajante: 12 de maio, 19h



Viajante

Gênero: drama, monólogo

Duração: 50 minutos

Classificação: 12 anos



A Culpa

Gênero: drama, monólogo

Duração: 40 minutos

Classificação: 12 anos



Ingressos gratuitos

Comentários

Postagens mais visitadas