I FESTIVAL NACIONAL NEWTON BRAGA DE POESIA FALADA ACONTECE EM CACHOEIRO




Homenageando o poeta, irmão de Rubem e criador do Dia da Cidade, Newton Braga dá nome ao primeiro festival de poesia falada de Cachoeiro de Itapemirim. O festival vai acontecer no dia 31 de outubro, no Teatro Municipal Rubem Braga, às 19 horas e a entrada é gratuita.

13 apresentações irão acontecer nesta noite, de intérpretes de poesias vindas de Cachoeiro, Vitória, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Para uma primeira edição de um festival que distribuirá nove mil reais em prêmios, a quantidade e a diversidade de inscrições foi a grande surpresa até agora. Ao todo, 132 propostas, sendo 24 de Cachoeiro e 108 de todas as cinco regiões do Brasil, com destaque para Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Goiás e de diversas cidades do Espírito Santo. A curadoria das poesias, formada pelo editor da Revista Cachoeiro Cult, Fernando Gomes, pela poetisa e professora Milena Paixão e pelo ator e produtor cultural Luiz Carlos Cardoso, analisou 287 poesias inscritas. As três mais bem avaliadas já foram escolhidas e serão anunciadas na noite do dia 31.

Nesta mesma noite, os três melhores intérpretes serão selecionados pela comissão julgadora formada pela atriz e coreógrafa Carol Areias, pelo ator, diretor e dramaturgo Carlos Ola e pela mestra e doutora em Artes Cênicas, Sara Passabon Amorim.

O escritor, poeta, diretor teatro, historiador e cachoeirense Evandro Moreira também receberá uma homenagem pelo conjunto de sua obra a favor da literatura e do teatro capixaba.

O I Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada é organizado pela Companhia Do Outro e pelo Grupo Anônimos de Teatro com apoio da Revista Cachoeiro Cult e patrocínio da Secretaria de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim através da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura.

Festival
O I Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada, organizado pela Companhia Do Outro e pelo Grupo Anônimos de Teatro através da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, tem o objetivo de unir teatro e literatura produzidos na cidade em intercâmbio com outros artistas do país num encontro em homenagem a Newton Braga, cachoeirense e um dos maiores poetas brasileiros. Na noite do dia 31 de outubro, no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro, as 13 poesias selecionadas serão apresentadas por seus intérpretes. Uma comissão de julgadores irá avaliar as melhores interpretações. Nesta mesma noite, serão entregues troféus e prêmios em dinheiro para as três melhores poesias e as três melhores interpretações. O evento é totalmente aberto e gratuito.

Serviço
I Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada
31 de outubro de 2015, sábado.
19 horas
Teatro Municipal Rubem Braga
Gratuito.

SELECIONADOS
Nominados em ordem aleatória.

CACHOEIRO
1. COR DE ROSA
Poema de Cláudia Sabadini
Interpretação por Maria Elvira Tavares Costa

2. ACORDAI
Poema de Nelson Miranda
Interpretação por Nelson Miranda

3. POEMA DA VOZ
Poema de Marcus Vinícius Soares da Costa
Interpretação de Clayton Estefanato de França
4. O IDEAL
Poema de Leonardo Nascimento Cordovil
Interpretação por Davi Scarpi da Silva

5. VENTANIA
Poema de Maria Elvira Tavares Costa
Interpretação por Maria Elvira Tavares Costa

6. PONTO DE VISTA
Poema de Marco Antônio Reis
Interpretação por Brenda Caetano Perim

NACIONAL
1. SE EU FOSSE UM POEMA
Bauru/SP
Poema de Jacqueline Salgado
Interpretação por Jacqueline Salgado

2. ARIADNE
Rio de Janeiro/RJ
Poema de Yuri Westermann de Souza
Interpretação por Yuri Westermann de Souza

3. CECOGRAMA
Belo Horizonte/MG
Poema de Luís Kifier
Interpretação por Éder Rodrigues

4. POEMANIFESTO
Uberlândia/MG
Poema de Robisson Albuquerque
Interpretação por Robisson Albuquerque

5. PICO DA NEBLINA
Piracicaba/SP
Poema de Diego Martins de Paula
Interpretação por Diego Martins de Paula

6. ((( I, II, III, SOUL )))
Vitória/ES
Poema de André Arçari
Interpretação por Ivna Messina

7. BUCELFIE
Rio de Janeiro/RJ
Poema de Poliana Paiva
Interpretação por Poliana Paiva





Comentários

Postagens mais visitadas