Festival de Leituras Dramáticas Capixabas








O grupo considera sua fundação no dia 01 de novembro de 2008. Foi quando iniciou-se o Festival de Leituras Dramáticas Capixabas, o único do gênero no Estado. Seguindo a linha de constante evolução do teatro e da literatura do Estado do Espírito Santo, faz-se necessário um evento como esse, aliando duas matrizes artísticas com o fundamental intuito de divulgar o teatro e as letras capixabas. O Festival tem como objetivo popularizar as artes cênicas, mobilizar artisticamente a sociedade local, promover o teatro e a literatura, incentivar o surgimento de novos atores/leitores, formar platéia e sensibilizar os empreendedores locais para o investimento na cultura.

Em uma sociedade carente em cultura, importante são as artes produzidas por uma minoria que devem ser divulgadas e incentivadas, de forma a promover um interesse artístico na população, como o hábito de ir ao teatro e de apreciar obras literárias, sobretudo as obras locais. A união do teatro com a literatura ocorre em leituras dramáticas, feitas com textos exclusivamente capixabas.

Desta maneira, estão valorizados não apenas os autores do Estado, como também aqueles que, no cotidiano da dramaturgia, oferecem ao público a magia e o universo do imaginário. O teatro deve sempre ser um meio para a troca de experiências artísticas e reflexões humanas entre o ator e o público. Assim como a literatura, é uma arte que toca o público independente da raça, credo e classe social de cada um. Por isso, deve ser encarada com uma necessidade básica para se viver em sociedade, pois teatro e literatura tratam essencialmente do ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas